Case M3 & VTEX: Migração de plataforma da Cecconello

30 de DEZ, 2021 por Pablo Ribeiro

Neste artigo, você poderá conferir o case de migração de plataforma da Cecconello para a VTEX e, de maneira contextualizada, compreender como se dá o processo, os possíveis motivos pelos quais ele se torna necessário e os resultados surpreendentes que ele pode trazer.

Você já parou para pensar no quanto uma migração pode favorecer ou prejudicar um e-commerce? Pois bem! Existem alguns momentos de uma loja virtual que a plataforma utilizada começa a trazer empecilhos e impedir que o negócio cresça. Ela pode limitar otimizações, melhorias e integrações ou não suportar o aumento no número de acessos, por exemplo. Nesse cenário, a migração de plataforma passa a ser a grande solução. No entanto, ela também pode ocasionar sérias dores de cabeça caso a escolha do novo software não seja assertiva ou os profissionais responsáveis pela execução do projeto não tenham a expertise necessária.

Portanto, é perfeitamente natural que os lojistas ponderem e analisem criteriosamente antes de tomar qualquer decisão. Afinal, se a escolha da nova solução não for boa, a loja continuará tendo os mesmos problemas de antes ou terá que enfrentar novos dilemas, tão desfavoráveis quanto, ou até mais. Além disso, se o processo não for viabilizado por quem realmente entende do assunto, é bem provável que ocasione perda de autoridade nos mecanismos de busca e de informações valiosas, como os dados dos clientes. Sendo assim, a migração é inquestionavelmente um processo delicado, mas quando bem-sucedida, pode revolucionar a realidade de um e-commerce.

Sobre a Cecconello

A Cecconello é uma relevante empresa nacional do segmento de calçados femininos. Ela está no mercado desde 1985, confeccionando produtos únicos, atuais e sofisticados e se destacando pela qualidade dos materiais utilizados, além do comprometimento com a sustentabilidade a partir da produção de sapatos animal-friendly – ou seja, sem matéria-prima animal. Sob o comando dos irmãos Aldo Furlanetto e Célcio Cecconello Furlanetto, a marca está presente em todo o território brasileiro através de lojas físicas e do e-commerce, e em mais de quarenta países da América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.

Por que a VTEX?

Após a descontinuação da antiga plataforma, a Cecconello foi em busca de um software sólido no mercado e que atendesse à sua loja virtual de acordo com todas as suas demandas e necessidades. Portanto, a VTEX surge como a melhor opção, já que é uma solução de e-commerce com alta capacidade tecnológica, velocidade, escalabilidade e flexibilidade, capaz de levar segurança, propiciar uma jornada de compra incomparável, com muita fluidez, simplicidade e rapidez.

Além disso, a VTEX conta com diversos diferenciais que seriam cruciais para um excelente desempenho da marca no mercado digital. Ela se destaca pelo SmartCheckout™, sistema desenvolvido e patenteado pela própria plataforma, que reduz consideravelmente o tempo consumido na etapa de finalização da compra. Enquanto um checkout tradicional pode levar mais de cinco minutos para ser concluído, com o SmartCheckout ™, o tempo reduz para um minuto e meio. Essa funcionalidade simplifica o processo, solicitando apenas os dados essenciais para o faturamento do pedido e a comunicação com o consumidor durante a primeira conversão. E na recompra, dispensa o uso de login com e-mail e senha.

Isso sem mencionar que por meio do One Click Buy, presente na solução, os dados do cartão de crédito ficam salvos de maneira totalmente segura a fim de que na segunda conversão, o cliente não necessite preencher as informações novamente, bastando inserir o código de segurança e selecionar o número de parcelas. Um checkout breve e descomplicado tende a gerar mais conversões, o que resulta em faturamento ainda maiores para a loja.

A VTEX também se evidencia pela possibilidade de realizar integrações em marketplaces, com fácil gerenciamento e grande autonomia, podendo criar configurações específicas, gerenciar descontos, selecionar produtos e muito mais. E no caso da Cecconello, esta opção foi essencial para vender seus itens em marketplaces, de maneira simples e eficiente.

O processo de migração da Cecconello

Para a realização da migração de plataforma, a Cecconello optou pela M3, que é VTEX Partner, apresenta o conhecimento necessário para a viabilização do projeto e tem um compromisso real com os resultados de cada loja/cliente. Como de praxe, durante o processo de troca de software, executamos o planejamento e o cronograma, o mapeamento de processos e adequação à nova plataforma, o backup dos dados, a migração e redirecionamento de URLs; a definição do template e personalização do layout, a atualização dos pontos de contato – como o e-mail -, a organização das categorias, a migração dos dados dos produtos e clientes, a homologação e os testes.

Após a migração, monitoramos o comportamento do Google para garantir que ele estava transferindo a relevância das páginas antigas para as novas. E com todas as técnicas de SEO aplicadas durante e após o processo, conseguimos evitar que o e-commerce da Cecconello perdesse autoridade nos motores de busca.

Resultados da migração de plataforma da Cecconello para a VTEX

Quanto aos resultados obtidos após a migração para a VTEX, pasmem! Comparando o desempenho da loja dois meses antes da troca de solução e um mês após a migração, a Cecconello percebeu um crescimento de 41,80% na taxa de conversão, uma expansão de 77,34% no número de transações e um aumento de 99,29% na receita.

Vamos juntos

Percebeu como a migração de plataforma pode transformar cenários e possibilitar os e-commerces cresçam ainda mais? Que tal conhecer melhor a VTEX e entender todos os detalhes do processo de migração? Entre em contato conosco! A M3 é especialista em implantação e evolução de lojas virtuais na plataforma. Vamos juntos levar o seu e-commerce a um próximo nível!

Deixe sua resposta
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
shares