Por que migrar?
migraçãoA plataforma de e-commerce é determinante para o sucesso de uma loja virtual. Se você não está satisfeito com a performance que a plataforma que você escolheu entrega ou tem encontrado barreiras para a otimização da sua loja, provavelmente é hora de migrar sua loja para outra plataforma. A migração também pode acontecer quando é necessário trocar o domínio do site, ou seja, o seu endereço.
Apesar de muito necessário em alguns casos, o processo de migração não é simples e qualquer erro pode ter consequências graves, como perda de autoridade, por exemplo. Para garantir que a migração seja bem sucedida, é preciso contar com uma equipe especialista em e-commerces.

Existe toda uma parte de migração de código e plataforma que a agência realiza, aqui vou detalhar um pouco sobre a parte de SEO.

Existe toda uma parte de migração de código e plataforma que a agência realiza, aqui vou detalhar um pouco sobre a parte de SEO.
Existem diversas variáveis que devem ser levadas em consideração durante um trabalho de migração de site, essa migração pode ser uma migração de plataforma, que gere alterações em URLs ou até mesmo uma migração de domínio, mantendo a mesma plataforma mas alterando a URL principal do site.

Verificação de mudanças de
código ou novo layout
Antes mesmo de o novo site ir ao ar, conseguimos descobrir pontos de melhoria através da validação do código do novo ambiente. Esse cuidado evita a queda acentuada de relevância, o que certamente ocasionaria queda nos acessos e posicionamentos.

Listagem de URLs para De/Para
(redirecionamento 301)
Em praticamente 100% dos casos de migração, as URLs do site precisam ser alteradas. Para que a autoridade conquistada não se perca completamente, criamos redirecionamentos entre os endereços antigos e novos. Dessa forma, indicamos ao Google e aos usuários que a página X se transformou na página Y.
Sem esse processo, o site tende a perder todos os posicionamentos já construídos ao longo de sua vida, uma vez que suas páginas que tinham posicionamento passarão a apresentar erro para os usuários.

Validação de redirecionamentos
em produção
Quando todos os redirecionamentos necessários estiverem mapeados, eles devem ser validados tanto em homologação, quanto em produção (no momento da troca de plataforma). Quanto mais rápido forem descobertos possíveis erros, menor o impacto em posicionamento e acessos o site terá.

Acompanhamento de impactos
após a migração
Mesmo com todos as otimizações sendo realizadas corretamente, existe uma tendência de variação em acessos nos primeiros meses após a migração. Mesmo com as indicações e redirecionamentos, o Google demora algum tempo para identificar e transferir a relevância existentes nas páginas antigas para as novas.
Para que o site sofra o menor impacto possível, realizamos o acompanhamento após a migração, identificando o comportamento do Google em relação às mudanças realizadas e aplicando melhorias necessárias.