Case M3 & VTEX: Migração de plataforma da Sacoleira Chique

30 de DEZ, 2021 por Pablo Ribeiro

A plataforma de e-commerce utilizada, muitas vezes, determina a experiência que uma loja proporciona aos seus usuários, além do faturamento da empresa. Portanto, assim como o software pode contribuir para o crescimento do seu negócio, ele também pode provocar o oposto. E é neste ponto que a migração de plataforma chega como solução. A Sacoleira Chique, por exemplo, não andava satisfeita com o desempenho da sua plataforma pois percebia que a tecnologia usada estava limitando o seu crescimento. Sendo assim, acabou decidindo migrar para a VTEX. Entenda, neste artigo, como se deu o processo e quais foram os resultados conquistados.

A Sacoleira Chique é uma empresa do segmento de moda íntima situada em Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro. A própria marca confecciona os seus produtos e as vendas são realizadas através do e-commerce, tanto em formato de atacado – para revendedoras – quanto de varejo. Inicialmente, a loja foi implantada na plataforma Magento, mas, com o passar do tempo, percebeu que a sua performance estava prejudicando o desempenho do e-commerce. A taxa de conversão não crescia da maneira esperada, enquanto a taxa de rejeição estava mais elevada do que o ideal.

Migrando para a VTEX

Optar pela migração de plataforma não é uma decisão fácil, ela exige investimento, planejamento, a seleção do software que atenderá às especificidades do e-commerce e a escolha dos profissionais que viabilizarão o projeto. Afinal, estamos falando de um processo complexo e, certamente, o lojista tentará ser o mais assertivo possível em suas definições, para que os resultados sejam positivos.

No caso da Sacoleira Chique, era preciso que a plataforma trouxesse mais facilidade e rapidez à experiência de compra, tanto no varejo quanto no atacado. Uma das principais particularidades e estratégias da loja era propiciar a fidelização das revendedoras, o que seria possível através de uma jornada sem empecilhos, totalmente descomplicada e breve.

A escolha da plataforma VTEX foi pautada nas especificidades do e-commerce. Era fundamental que o software fosse versátil o bastante, a fim de permitir customizações de acordo com o segmento da marca, e que apresentasse escalabilidade e velocidade, para que a plataforma suportasse o crescimento do tráfego sem instabilidade e com rapidez. Além disso, era importante que a plataforma contasse com funcionalidades e ferramentas que trouxessem mais usabilidade à loja.

A jornada da migração

Em um processo de migração, é fundamental que os profissionais parceiros, responsáveis pela viabilização do projeto, tenham a expertise necessária para minimizar os possíveis impactos. Ademais, é imprescindível que eles tenham ambientação na nova plataforma, conhecendo todas as ferramentas e funcionalidades que ela tem a oferecer. Tendo isso em mente, a Sacoleira Chique optou pela M3 para executar o projeto de migração para a VTEX.

Antes da migração propriamente dita, realizamos a estruturação de novas URLs para as páginas internas, fizemos o mapeamento dos links internos e externos da loja e a identificação de uma maneira de preservarmos as palavras-chave e os padrões de conteúdo a fim de que o site não perdesse autoridade nos motores de busca. Ademais, cuidamos do layout e executamos o backup dos dados presentes no cadastro dos usuários, além das informações localizadas nas páginas dos produtos e nos arquivos de mídia.

Na migração, realizamos algumas ações de SEO para evitar a perda de ranqueamento nos resultados de busca. Executamos práticas, como: Redirecionamento 301, marcação no código-fonte com Canonical Tag, estruturação de links internos, marcação no código HTML com a Title Tag e a Meta Description, passagem das imagens e textos das páginas da plataforma antiga para a nova etc.

Após a migração, fizemos os testes finais, e quando a loja já estava no ar, acompanhamos o comportamento do Google em relação às mudanças realizadas e aplicamos algumas melhorias necessárias. O monitoramento foi fundamental para garantir que o buscador transferisse a relevância das páginas antigas para as novas.

Resultados da migração e o poder do VTEX SmartCheckout™

Em três meses depois, os resultados da Sacoleira Chique eram visivelmente otimistas. A loja registrou aumento em seu faturamento, redução da taxa de rejeição e crescimento do tempo de navegação dos usuários. Confiram os números! O ticket médio do e-commerce dobrou, o alcance orgânico cresceu em 223,49%, o número de pedidos aumentou 28,33% e a taxa de conversão expandiu em 33,50%.

Sem dúvidas, o VTEX SmartCheckout™ foi o grande destaque da nova plataforma e crucial para que a Sacoleira Chique oferecesse um checkout mais rápido e simples e, consequentemente, gerasse mais vendas. Essa funcionalidade foi desenvolvida e patenteada pela VTEX com o propósito de reduzir o tempo consumido na etapa de finalização da compra. Por meio dela, o cliente só precisa fornecer dados essenciais durante a sua primeira conversão, para que a loja possa faturar o pedido e se comunicar com ele. Já na recompra, a ferramenta dispensa o uso de login com e-mail e senha.

Além disso, o sistema do VTEX SmartCheckout™ conta com o One Click Buy. Através dele, o consumidor não necessita preencher os dados do cartão de crédito em todas as compras. Após a primeira conversão, as informações do cartão ficam salvas de maneira totalmente segura. Inquestionavelmente, foi uma ferramenta que trouxe uma experiência de compra superior, tanto aos clientes de varejo quanto às revendedoras, que consomem no atacado.

Vamos juntos

Quer saber sobre o processo de migração de plataforma e conhecer um pouco melhor os diferenciais que a VTEX pode levar ao seu e-commerce? Então, entre em contato conosco! A M3 é especialista em implantação e evolução de lojas virtuais na VTEX estando entre os parceiros mais valiosos do seu ecossistema. Nosso foco está nos resultados de cada loja/cliente e, juntos, podemos levar o seu e-commerce a um próximo nível.

Deixe sua resposta
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
shares