Case M3: Migração de plataforma da Docthos para a VTEX

15 de MAR, 2021 por Herdy susi

Confira, neste artigo, o case de migração de plataforma do e-commerce da marca Docthos para a VTEX, bem como os diferenciais da tecnologia para a loja e os excelentes resultados obtidos após o processo de mudança de software. 

imagem migração de plataforma da docthos para a vtex
Migração de plataforma do e-commerce da Docthos

Quando uma loja virtual é implantada, diversos fatores podem influenciar a escolha da plataforma, como a maturidade e o conhecimento do lojista em relação ao segmento, valor disponível para o investimento, dentre outras particularidades do negócio. Portanto, acaba sendo comum vermos muitos casos em que, com o decorrer do tempo, a loja necessita passar por uma migração, já que a plataforma utilizada deixa de atender à marca de maneira satisfatória. Este é um dos motivos pelos quais a mudança de tecnologia se torna fundamental, para que, desta forma, o e-commerce consiga crescer ainda mais e proporcionar uma experiência melhor aos consumidores.

Este foi o cenário em que a Docthos se viu. Percebendo que a plataforma utilizada estava limitando a sua expansão no mercado digital e que a performance da sua loja virtual poderia ser aprimorada, a marca optou por migrar o seu e-commerce B2C – Empresa para Consumidor – para a VTEX. Além disso, também decidiu levar o formato de vendas B2B – Empresa para Empresa – para o digital, através da implantação da loja neste modelo de negócio. Para isso, a Docthos contou com a Agência M3, que reuniu sua expertise em migração de plataforma e sua ambientação na VTEX para viabilizar o projeto. 

A seguir, você conhecerá um pouco a história e o conceito da marca, além do desenrolar do processo de mudança de software, no qual evidenciaremos o motivo pelo qual a Docthos escolheu a VTEX e a M3 e, em seguida, os resultados que a loja obteve após a migração.

Sobre a Docthos

A Docthos é uma marca de moda masculina nacional, fundada em 1997, que traz em sua essência a vocação da alfaiataria moderna, voltada para um público descolado e antenado. Ela pertence ao Grupo Krindges, uma indústria que está no mercado brasileiro há mais de quarenta anos, com foco em moda masculina e alfaiataria. Ele conta com um dos parques fabris mais modernos do Brasil, com equipamentos exclusivos e de última geração. Além disso, a Docthos se destaca por sua responsabilidade ambiental, pois todas as etapas do seu processo produtivo minimizam os impactos ao meio ambiente.

É interessante evidenciar que antes da migração para a VTEX, a marca já contava com um e-commerce B2C e atuava em mais de mil e duzentos pontos de venda no território nacional.

A escolha da VTEX

Se a escolha da plataforma de e-commerce já é bastante desafiadora quando uma empresa está implantando a sua loja virtual, imagine selecionar o software ideal numa migração. Afinal, a última coisa que um lojista deseja é se frustrar com a nova tecnologia e ter que passar por uma outra migração, não é mesmo? Sendo assim, a definição da solução deve ser feita com muita cautela e cuidado, avaliando as opções do mercado, de acordo com os objetivos e necessidades da corporação. 

No caso da Docthos, ela necessitava de uma plataforma que: melhorasse a velocidade e a experiência no mobile; tivesse estabilidade, mesmo durante picos de acesso; possibilitasse vendas B2B, ou seja, transações entre CNPJs; fosse escalável, suportando e acompanhando o crescimento da marca no mercado digital; e versátil, a fim de promover uma trajetória de compra personalizada e totalmente coerente com o perfil dos seus consumidores.     

Destaque da VTEX no projeto

Diante de todas estas particularidades, a marca percebeu que a VTEX seria a plataforma ideal, já que ela se destaca por sua velocidade, escalabilidade, flexibilidade e tecnologia inovadora. Com ela, a Docthos passou a contar com o SmatCheckout™, capaz de reduzir o tempo e descomplicar o checkout da primeira compra e da recompra, solicitando apenas as informações essenciais e dispensando o login com senha. 

Além disso, ainda em termos de melhoria na etapa de finalização da compra, a marca passou a apresentar o One Click Buy, no qual os dados dos cartões utilizados em aquisições anteriores ficam salvos, de maneira totalmente segura, necessitando que o consumidor selecione apenas o número de parcelas e o código de segurança do cartão em uma nova compra.

Outro diferencial da VTEX para o projeto da Docthos foi a possibilidade de restringir o acesso dos usuários na loja B2B, apenas para quem tem cadastro aprovado. Apesar de todos terem acesso ao e-commerce em si e poderem visualizar os produtos, somente os consumidores previamente cadastrados e aprovados podem ver os valores dos itens e comprá-los. No topo do site, está presente o link que permite aos usuários saírem do e-commerce B2C e irem para o B2B e vice-versa.

Ademais, foi implantado o Kit Look nativo da VTEX, tanto no B2C quanto no B2B, trazendo sugestões de produtos relacionados aos itens que estão sendo visualizados. Além da Lista de Desejo no formato B2C, na qual os usuários podem salvar os produtos favoritos em uma lista. Desta maneira, a conversão se torna mais rápida para o consumidores, já que para comprá-los basta acessar a sua lista e adicionar os itens ao carrinho.

A escolha da M3

Além da seleção da plataforma de e-commerce ideal, a escolha dos profissionais que viabilizarão a migração também é bastante delicada. O processo de mudança de software é extremamente complexo, pois é necessário uma série de etapas para assegurar que a loja não perca a relevância já conquistada nos resultados de busca e de que os dados que o e-commerce já possui não sejam perdidos. 

Portanto, é preciso avaliar a habilidade e o conhecimento dos profissionais parceiros, no que se refere à migração em si, além, é claro, de sua ambientação na plataforma escolhida. Pensando nestes pontos que a Docthos optou pela M3 para a execução do projeto de implantação do e-commerce B2C e B2B na Plataforma VTEX. 

Afinal, somos VTEX Partner e estamos no Quadrante VTEX, entre as agências que mais se destacam no programa de parceiros. Além disso, contamos com um time de especialistas em implantação e evolução de lojas virtuais, com foco na Experiência do Usuário (UX) e no compromisso com os resultados de cada cliente. Por falar em resultados, confira, a seguir, os que a Docthos obteve após a migração.

Resultados da Docthos após a migração de plataforma

Após a migração para a VTEX, a Docthos registrou um crescimento na taxa de conversão de 0,46% para 0,98%, comparando os meses de dezembro, janeiro e fevereiro de 2020 X 2021. Ao passo que a navegação da loja pelo mobile aumentou em 35% e a receita da loja obteve um aumento de 325,30%. Estes números revelam as vantagens que uma migração de plataforma de sucesso pode proporcionar a um e-commerce. Em diversos casos, inclusive, ela se torna a solução mais efetiva, para que uma loja consiga crescer ainda mais.

imagem resultados da migração de plataforma da docthos
Resultados da Docthos após a migração

Vamos juntos

Anda insatisfeito com a performance da sua plataforma e está pensando em migrar o seu e-commerce para outra tecnologia, mas deseja entender melhor o funcionamento do processo? Então, baixe, gratuitamente, o e-book “O momento certo para a migração de plataforma” e conheça todos os detalhes e etapas de uma mudança de software. 

E se você deseja contar com a M3 para tirar o seu projeto do papel, entre em contato conosco. Juntos, podemos conduzir o seu e-commerce em um próximo nível.

Deixe sua resposta
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
shares