Case M3 & VTEX: Migração de plataforma da Crocs™ Brasil

30 de DEZ, 2021 por Pablo Ribeiro

Neste artigo, você poderá conferir todos os detalhes da migração de plataforma do e-commerce da Crocs™ Brasil para a VTEX. Saiba por que a marca optou por migrar para outra tecnologia, como se deu o processo e quais foram os resultados obtidos.

A migração de plataforma pode ser ocasionada por diversos motivos, como insatisfação com o desempenho do software utilizado – seja por falta de escalabilidade ou recursos bastante limitados, por exemplo – e descontinuação da plataforma usada. Esse último fator foi o motivo pelo qual a Crocs™ necessitou passar pela migração. Antes da marca migrar, ela operava na plataforma da Rakuten Brasil, adquirida pela GenComm em outubro de 2019. 

A instabilidade do software e sua consequente descontinuação, além de ter surpreendido todos os lojistas – cujos e-commerces estavam hospedados na plataforma -, também prejudicou diversas empresas por causa dos pagamentos retidos pela GenComm. Ela oferecia como um dos seus serviços, o gerenciamento e o repasse dos valores das vendas obtidas através dela. Mas, nesse cenário caótico, muitas lojas tiveram suas vendas prejudicadas, assim como o bloqueio do pagamento, e rapidamente precisaram procurar outra solução.

Por que a Crocs™ optou pela VTEX?

A Crocs™ é líder mundial em calçados casuais inovadores para homens, mulheres e crianças, produzidos a partir da resina Croslite™. A marca foi fundada em 2002, em Boulder, Colorado – Estados Unidos -, e chegou ao Brasil em 2007. Hoje, ela conta com mais de 90 lojas físicas no território brasileiro, além, é claro, do e-commerce em formato B2C – Empresa para Consumidor. A Crocs™ Brasil faz parte do Grupo Drastosa, juntamente com as marcas Columbia e Drastosa.

Estamos falando de uma empresa muito relevante no mercado, que tinha acabado de ter sérios problemas com a plataforma de e-commerce utilizada. Sendo assim, era importante que o novo software, além de contar com recursos que possibilitassem o crescimento da loja e proporcionasse uma experiência de consumo superior, também tivesse credibilidade e fosse confiável. Havia uma certa cautela durante a escolha a fim de que a seleção fosse assertiva e a marca não enfrentasse o mesmo cenário desfavorável novamente.

Com base nas especificidades da Crocs™, a VTEX surgiu como uma excelente opção. Ela levaria ao e-commerce a escalabilidade e a velocidade necessárias, já que se trata de uma loja de grande porte. Além de ser flexível, conseguindo, assim, atender à necessidade da marca em relação à variação de preço exibido por SKU de acordo com a promoção aplicada em determinados itens. Isso sem mencionar a versatilidade para desenvolver funcionalidades capazes de gerar experiências de compra únicas, o que, sem dúvidas, é essencial para o aumento da taxa de conversão.

O processo de migração da Crocs™

Para a viabilização da migração de plataforma, a Crocs™ sabia que era de extrema importância contar com profissionais devidamente especializados para que o projeto fosse bem-sucedido. Sendo assim, optou pela M3, que além de ter o conhecimento necessário em relação ao processo de mudança de software, também conta com grande ambientação na plataforma, sendo a terceira agência implementadora mais valiosa do ecossistema VTEX.

A migração de plataforma se trata de um procedimento delicado, sobretudo no caso da Crocs™, que já tinha autoridade no Google. Necessitávamos nos atentar ao backup dos dados dos clientes para que nenhum deles fosse perdido durante o processo, e garantir que a loja sofresse menos impactos possíveis com a migração a fim de que o seu ranqueamento nos motores de busca não fosse prejudicado. Ademais, precisávamos assegurar que o layout permanecesse exatamente igual à loja antiga, pois era uma das solicitações da empresa.

Com a finalidade de que os buscadores identificassem e transferissem a relevância existente nas páginas antigas para as novas, realizamos diversas ações de SEO durante e após a migração. Dentre elas, pode-se citar: redirecionamento 301, verificação da estrutura dos links internos da nova plataforma, passagem do heading tag H1 das páginas do antigo software para o nova etc.

Após o go live do e-commerce da Crocs™, foi a hora de fazermos os ajustes necessários em alguns pontos do suporte, além do monitoramento do comportamento do Google em relação às alterações feitas e, em seguida, a aplicação de melhorias, procedimentos comuns quando o assunto é migração. Também demos início ao treinamento relacionado ao funcionamento da nova plataforma.

Resultados da Migração da Crocs™

Os resultados obtidos com a migração da Crocs™ para a VTEX foram bastante positivos e todas as demandas de suporte foram sanadas. Comparando a performance do e-commerce um mês antes do go live com um mês após a migração, foi possível notar um crescimento de 49,27% na taxa de conversão, um aumento de 141,78% no número de transações e uma expansão de 127,64% em relação à receita.

Vamos juntos

Anda insatisfeito com a performance da sua plataforma e deseja saber o que a VTEX pode proporcionar à sua loja? Então, entre em contato conosco! O time M3 é composto por especialistas em implantação e evolução de e-commerces na plataforma. Vamos, juntos, levar o seu negócio a um próximo nível!

Deixe sua resposta
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
shares