Case M3 + Lop: Implantação do e-commerce da NAIF no VTEX IO

9 de MAR, 2021 por Pablo Ribeiro

Neste artigo, apresentaremos o projeto de implantação do e-commerce B2B e B2C da marca de moda argentina NAIF, no VTEX IO. Além disso, mostraremos os diferenciais da plataforma para a loja e o que a tecnologia possibilitou desenvolver, a fim de proporcionar uma experiência superior aos usuários. Confira!

Primeiramente, que tal conhecer um pouco a história da marca? A NAIF foi fundada na Argentina, em 2007, como um empreendimento familiar, a partir do interesse em moda e criatividade. Seu grande destaque está na criação de peças únicas, que unem tendência, autenticidade e modernidade. Além disso, possuem uma curadoria seletiva de tecidos, cores e estampas, responsáveis por trazer muita originalidade e qualidade às suas produções.

O que motivou a marca a deixar de operar apenas no físico, foi a expansão do comércio digital na Argentina, nos últimos tempos. Através do e-commerce, a NAIF percebeu que conseguiria ampliar a sua participação no mercado argentino e, claro, proporcionar uma experiência de compra muito mais prática e ágil, assim como os consumidores estão buscando cada vez mais. 

Compreendendo a importância da escolha da plataforma de e-commerce, a empresa tinha plena consciência de que era preciso investir numa solução versátil, veloz, escalável e que estivesse pronta para o formato de vendas no varejo (B2C) e no atacado (B2B). Sendo assim, avaliando as suas particularidades e necessidades, bem como as opções presentes no mercado, a marca optou por implantar a sua loja virtual a partir do VTEX IO, uma nova tecnologia da VTEX, que vem revolucionando e otimizando o desenvolvimento e a performance dos e-commerces. E para a viabilização do projeto, a NAIF contou com a expertise e a ambientação do time M3 na tecnologia, através da nossa parceria com a Lop Multimedia, agência que está sempre junto conosco nos projetos argentinos.

Conhecendo o VTEX IO

Antes de revelarmos os grandes diferenciais do VTEX IO para a loja da NAIF, entenda que o IO é um framework de desenvolvimento da Plataforma VTEX. Sendo assim, ele é um conjunto de códigos prontos, cuja principal proposta é levar a realidade dos aplicativos para a web, através de aplicações e funcionalidades personalizadas, totalmente coerentes com o perfil do consumidor da marca e suas especificidades. 

Os maiores destaques do VTEX IO são: a sua estrutura de serveless computing, isto é, computação sem servidor, na qual toda a programação é realizada na nuvem; a presença de novas tecnologias, como o React, biblioteca JavaScript voltada para o desenvolvimento de interfaces de usuários em páginas da web; e a busca inteligente, denominada VTEX Intelligente Search, que utiliza Inteligência Artificial (IA) para compreender a intenção dos usuários, conferindo resultados de pesquisa mais relevantes, além de permitir aos lojistas promover os itens mais buscados de maneira estratégica. 

Com o VTEX IO, é possível dispensar a atenção demasiada com o desenvolvimento do e-commerce em si, para se concentrar na Experiência do Usuário (UX) que será proporcionada. Ele oferece soluções de negócio com mais agilidade, sem deixar a segurança de lado, que é um elemento indispensável tanto para o lojista quanto para os consumidores.

Os diferenciais do projeto da NAIF

O VTEX IO e os seus recursos inovadores foram essenciais para a implantação do e-commerce da NAIF. A sua alta flexibilidade possibilitou a customização dos blocos nativos, mas sem aumentar muito o tempo de desenvolvimento, além de permitir a criação de recursos do zero para a loja. Confira, a seguir, os maiores diferenciais do projeto:

  • A busca inteligente, presente no IO, possibilitando promover os produtos que são mais procurados pelos usuários, além de trazer sugestões de itens durante a pesquisa, contendo algumas de suas informações, como preço;
  • A rápida navegação entre os itens do catálogo, propiciando uma experiência bem fluida para os consumidores;
  • A opção de mudar da loja B2C para a B2B ou vice-versa com apenas um clique, através do link presente no topo do site;
  • No caso da loja B2B, foi desenvolvida a grade de SKU para a página de produtos, a fim de que os consumidores do atacado tenham comodidade e agilidade ao selecionar a quantidade de itens, por tamanhos e cores distintas, necessitando de poucos cliques para isso. O que, sem dúvidas, é muito interessante para vendas B2B, já que os clientes compram uma quantidade maior de cada produto. Aqui, o grande destaque do VTEX IO foi o uso do React, pois permitirá que a grade de produto seja implantada facilmente no e-commerce B2C, por exemplo, caso seja uma estratégia do lojista, levando apenas alguns minutos para isso;
  • Ainda no formato B2B, a M3 criou um app responsável por empacotar informações sigilosas da loja. Sendo assim, apenas os usuários com cadastro realizado e acesso permitido conseguem ver todas as informações, como preço, desconto e a opção de comprar. Portanto, apesar do e-commerce B2B ser aberto a todos os consumidores, apenas os que possuem permissão têm pleno acesso e podem realizar as compras.

Vamos juntos

Está pensando em implantar uma loja virtual ou migrar o seu e-commerce para outra plataforma e percebeu as vantagens do VTEX IO para o seu projeto? Então, entre em contato conosco e saiba mais sobre esta tecnologia. A M3 é uma agência especializada em implantação e evolução de e-commerces na Plataforma VTEX, com foco nos resultados de cada empresa/cliente e na Experiência do Usuário (UX). 

Além disso, para saber mais sobre o IO, baixe, gratuitamente, o e-book “Desvendando o VTEX IO”. Através deste material, você poderá compreender, de maneira descomplicada, o que ele é, como opera e quais são os seus grandes destaques e diferenciais. Vamos, juntos, conduzir o seu e-commerce a um próximo nível. 

Deixe sua resposta
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
shares