M3 lança o e-commerce da Depot Center em apenas 5 dias

28 de JUN, 2021 por Pablo Ribeiro

Neste artigo, você poderá conferir o case de migração de plataforma do e-commerce da Depot Center, realizado em apenas 5 dias, além de conhecer a marca, as particularidades do projeto, os resultados obtidos e o que possibilitou o desenvolvimento da loja durante um período de tempo tão breve.

Lançamento do e-commerce da Depot Center em 5 dias.

Sobre a marca

A Depot Center é uma empresa argentina do segmento de eletrônicos e acessórios, que possui 8 anos de experiência na venda de produtos ao consumidor final. A princípio, ela atuava apenas no varejo físico, com pontos de venda pelas ruas, mas depois entrou para o digital como vendedora no Mercado Livre, no qual possui excelente reputação e as maiores avaliações. 

Entretanto, a marca queria consolidar a sua presença no mercado digital através de um e-commerce próprio. Além disso, já fazia um bom tempo que ela tinha o objetivo de operar como um Dropshipping, um formato de negócio digital que vem se tornando cada vez mais popular no mundo. Neste tipo de operação, todos ou grande parte dos produtos vendidos pela loja virtual não são mantidos em seu próprio estoque. Geralmente, é utilizado o estoque de fornecedores parceiros, e eles mesmos enviam os pedidos aos clientes.  

A Depot Center começou a testar este formato de operação desde o início de 2020. O primeiro parceiro foi a Southamerican Trendy, representante argentina de grandes marcas mundiais como Swatch, Tissot, Tommy Hilfiger e entre outras. Em seguida, a distribuidora atacadista Multipoint, que conta com grandes marcas em seu portfólio, como a Samsung, foi o segundo fornecedor a se juntar à empresa. O resultado da implementação do Dropshipping foi um grande sucesso, e confirmou o caminho que o Depot Center tomaria no futuro.

A escolha da VTEX

Na hora de escolher a nova plataforma de e-commerce, a Depot Center sabia que era importante que a tecnologia estivesse pronta para operar como Dropshipping, e oferecesse o suporte necessário para o circuito da operação com os fornecedores parceiros. Este circuito envolve a publicação dos produtos dos fornecedores em todas as plataformas de venda da Depot Center, a emissão do pedido de compra para os fornecedores, o faturamento do produto por parte da empresa parceira, a emissão de um cheque pela Depot Center para o fornecedor, o envio do produto para o consumidor final realizado pelo parceiro e, por fim, a confirmação do recebimento do pedido ao cliente. 

Tendo em vista todas as suas necessidades e particularidades, a equipe de gestão da Depot Center concluiu, rapidamente, que a plataforma VTEX seria a melhor opção, não só devido à sua alta capacidade tecnológica, velocidade, escalabilidade e versatilidade, mas também, porque as lojas virtuais dos seus fornecedores já estavam hospedadas na VTEX – a maior plataforma de e-commerce da América Latina e uma das líderes globais em soluções de digital commerce.

Portanto, a marca optou pelo VTEX IO, framework de desenvolvimento da VTEX, que permite a criação de aplicações e funcionalidades personalizadas, de acordo com as especificidades de cada loja. Além disso, ele se destaca pelo uso de tecnologias inovadoras, como o React – biblioteca JavaScript criada pelo Facebook em 2011, que se destaca por flexibilizar a criação de interfaces para o usuário – e de Inteligência Artificial (IA) na ferramenta de busca, a fim de trazer respostas de pesquisa mais assertivas aos usuários.

A escolha da M3

Após selecionar a plataforma que seria utilizada, o desafio era encontrar os profissionais certos para fazer a implementação da loja virtual na VTEX, sobretudo porque o objetivo da Depot Center era estar com o novo e-commerce on-line e conectado à Multipoint, antes da Hot Sale 2021, um dos maiores eventos do comércio digital da Argentina, que aconteceria entre os dias 10 e 12 de maio. 

Após algumas reuniões com possíveis parceiros para a execução do projeto, a decisão da empresa se inclinou a favor da M3, principalmente, devido aos seu know-how e à sua alta expertise em implantação de lojas virtuais na plataforma VTEX, além da certeza de que o e-commerce seria lançado antes do evento.

Migração em 5 dias

Através da proatividade, engajamento e sinergia das equipes da M3, da Depot Center e da Multipoint, foi possível implantar a loja no VTEX IO em apenas 5 dias. Nas palavras da Depot Center, “A comunicação frequente e as respostas “just in time”, as reuniões do Zoom, os tutoriais enviados do Brasil e a incessante colaboração possibilitaram atingir a meta de iniciar os testes antes da Hot Sale.”

Sem dúvidas, a excelente definição de prioridade por parte das equipes e a capacidade do time da Depot Center de cadastrar os produtos e de entender o funcionamento da loja em um curto espaço de tempo, foram alguns dos grandes motivos do projeto ter acontecido de maneira tão rápida.

Alguns resultados

De acordo com dados divulgados pela própria Depot Center:

  • Mais de 300 produtos foram publicados no e-commerce durante o Hot Sale;
  • Mais de 150 produtos do provedor Multipoint foram vendidos durante a semana de 10 a 15 de maio;
  • Um faturamento de mais de $ 6.000.000 foi alcançado por meio da integração que a VTEX possibilitou entre a loja e os seus fornecedores parceiros;
  • Os movimentos logísticos de entrega foram excelentes, e 100% dos produtos foram entregues em tempo hábil.
  • E as faturas e os pagamentos entre Depot Center e a Multipoint, por exemplo, foram desenvolvidos em ótimas condições de eficiência.

Vamos juntos

Está pensando em levar o seu negócio para o digital, ou anda insatisfeito com a sua plataforma de e-commerce, e pensa em migrar para uma tecnologia mais robusta? Entre em contato conosco! A M3 é composta por um time de profissionais especializados em implantação e evolução de e-commerces na plataforma VTEX. Além disso, estamos entre as empresas parceiras mais valiosas do ecossistema da VTEX. Vamos juntos levar o seu negócio a um próximo nível!

Deixe sua resposta
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
shares