Case M3 & VTEX: Funcionalidade Foto 360º para o e-commerce da Axxis

30 de DEZ, 2021 por Pablo Ribeiro

A M3, de olho nas particularidades da Axxis – empresa referência em tecnologia, modernidade e inovação de capacetes no mercado brasileiro -, desenvolveu a funcionalidade de Foto 360º a partir da Plataforma VTEX. Por meio da ferramenta, os consumidores poderão visualizar os produtos sob diferentes ângulos, girando-os como se eles estivessem em sua própria mão.

O desenvolvimento da funcionalidade

A ideia foi utilizar o método de fotografia que captura uma sequência de imagens de diversos ângulos e exibe-as sequencialmente, dando origem, assim, ao efeito 360º. O desenvolvimento desta funcionalidade só foi possível graças à VTEX, que apresenta um cadastro bastante flexível no que diz respeito às imagens dos produtos, além de disponibilizar uma excelente API – em português, Interface de Programação de Aplicações – para manipular as fotos, possibilitando customizar toda a exibição de imagens. 

Os principais desafios encontrados foram em relação à exibição das fotos dos itens e à maneira de manter a página com um bom tempo de carregamento. A funcionalidade de Foto 360º opera através de uma composição de imagens em sequência, responsável por permitir o efeito de rotação do produto. No entanto, o cadastro das fotos é bastante semelhante ao cadastro das imagens normais dos capacetes. Para solucionar o primeiro desafio, nos atentamos em isolar as fotos comuns daquelas que iriam compor o 360º, impedindo, assim, que elas se misturassem. 

Portanto, criamos uma regra especial para o cadastro das fotos da ferramenta e substituímos o controle nativo da VTEX de imagens por uma funcionalidade customizada para exibição das fotos. Através da discriminação do propósito de cada uma, no cadastro, foi possível desenvolver a funcionalidade. Com isso, restou, apenas, trabalhar na performance de carregamento da página, já que estamos falando de um alto número de imagens que precisariam ser carregadas. Sendo assim, otimizamos este tempo utilizando a técnica lazy load – carregamento tardio -, por meio dela, as imagens são carregadas, apenas, quando serão visualizadas.  

Vantagens de contar com a Foto 360º

Através da funcionalidade de Foto 360º, a Axxis passou a proporcionar uma experiência muito melhor aos consumidores. A exibição dos capacetes se aproxima da realidade das lojas físicas, que também pode ser potencializada com uma boa descrição técnica, gerando, assim, mais conversões para a loja. Além deste segmento, os e-commerces de outros setores, como equipamentos esportivos, sapataria, bagagens, joalheria etc, podem apostar na funcionalidade para garantir uma experiência de compra superior e obter resultados melhores.

Se a imagem dos seus produtos podem ser um fator decisivo no processo de compra, a funcionalidade de Foto 360º te fará evoluir consideravelmente. Torne a exibição dos itens da sua loja mais real, elegante e contemporânea por meio desta ferramenta. Entre em contato e conte conosco para levar o seu e-commerce a um próximo nível.

Deixe sua resposta
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
shares