O potencial do setor farmacêutico no comércio digital em 2021

25 de MAIO, 2021 por Maria Clara Herdy

Desde março de 2020, período em que a pandemia passou a ser uma realidade no Brasil, o e-commerce como um todo começou a registrar crescimentos significativos. Mas alguns segmentos específicos se destacaram de uma maneira bastante expressiva, como foi o caso do setor farmacêutico. Tendo este ponto de partida, mostraremos, neste artigo, o potencial de investir num e-commerce farma, através de dados do mercado que revelam a sua expansão, bem como os novos hábitos dos consumidores.

Veja a expansão do setor farmacêutico no comércio digital.

Crescimento do setor farmacêutico no e-commerce em 2020

Com a chegada do novo coronavírus e a consequente necessidade do isolamento social, diversos brasileiros que ainda não tinham comprado on-line começaram a consumir por estes canais também. De acordo com o 42º relatório Webshoppers realizado pela Ebit | Nielsen, durante o primeiro semestre de 2020, 7,3 milhões de novos consumidores passaram a fazer compras via internet. 

Mesmo as farmácias não terem precisado fechar as portas em nenhum momento da pandemia, por ser um serviço essencial, a grande maioria das pessoas passou a optar por comprar on-line – seja através do e-commerce ou do WhatsApp, por exemplo -, a fim de não precisar se expor ao vírus. Este formato de consumo, além de conferir mais segurança, também trouxe a praticidade que os consumidores tanto procuram na hora de fazer as suas compras. Por isso, foi um hábito que se estendeu até os dias de hoje, e tende a continuar sendo a preferência de muitas pessoas. 

Vejamos os dados! De acordo com um levantamento realizado pela Wevo – empresa de tecnologia -, em maio de 2020, o setor farma obteve um crescimento de 146% em comparação a fevereiro do mesmo ano. Este avanço significativo começou em março, mês em que as medidas restritivas se tornaram fundamentais na tentativa de conter o avanço do coronavírus. Neste período, houve um aumento de 59% em relação ao mês anterior. 

Agora, comparando 2020 e 2019, as compras de produtos do segmento farmacêutico, realizadas por e-commerce e delivery, registraram um crescimento de 137,11%, resultando em uma receita de R$1,77 bilhão.

A transformação digital das empresas do setor farma é fundamental

Já é passado o tempo em que as farmácias podiam se dar ao luxo de escolher ou não atuar no digital, além do físico. Simplesmente, porque não ter um canal de vendas on-line é o mesmo que estar um passo atrás da concorrência. O que nenhum empreendedor do setor deseja! A maneira como o processo de transformação digital foi acelerado em 2020 só reforçou o quão promissor e essencial é investir em um e-commerce do segmento farmacêutico. 

Atualmente, os consumidores estão no centro dos negócios, por isso, é importantíssimo proporcionar uma experiência de compra pautada naquilo que eles necessitam, procuram e desejam. O fato deles não precisarem sair de casa para comprar produtos do setor farma – que envolvem tanto medicamentos quanto produtos de beleza e higiene pessoal -, trazem comodidade e permitem que eles economizem tempo, podendo consumir de qualquer lugar. 

Mas não estamos falando de um segmento com operações muito simples, até porque, fatores como rapidez da entrega e controle de receitas são elementos que entram no jogo. Afinal, grande parte das compras se resumem a consumo de medicamentos, sejam daqueles que não necessitam de prescrição médica ou dos que precisam. Por isso, é muito importante pensar em qual tecnologia te atenderá da melhor maneira, tendo em vista todas as suas necessidades e particularidades. 

Sendo assim, na hora de optar por implantar um e-commerce, é importante pensar qual é a plataforma ideal. Avalie sua performance, escalabilidade, velocidade, capacidade de personalização e, até mesmo, se ela permite operações omnichannel, mesmo que você não utilize esta estratégia a princípio. A VTEX, por exemplo, uma das líderes mundiais em soluções de e-commerce, conta com alta capacidade tecnológica, permitindo oferecer uma experiência totalmente voltada para o perfil do seu negócio e dos seus consumidores.

Outro fator essencial, que não pode ser deixado de lado, é a escolha dos profissionais que estarão ao seu lado para desenvolver o seu projeto. É fundamental que eles tenham know-how e expertise, tanto na implantação de lojas virtuais quanto no segmento de farmácia especificamente. Desta forma, será muito mais fácil obter sucesso e ser assertivo. 

Conte com a M3 para ir além

A M3 é especializada em implantação e evolução de e-commerces na Plataforma VTEX, e está entre os três parceiros mais valiosos do ecossistema da tecnologia. Já fizemos parte da viabilização de mais de 160 lojas, incluindo e-commerces do setor farmacêutico, como a Distribuidora Tapajós e a Doce Erva. Conte conosco para levar o seu negócio para o digital. 

Quer entender um pouco melhor as vantagens de investir no e-commerce e os diferenciais da VTEX para o seu projeto? Então, entre em contato conosco. Vamos, juntos, conduzir o seu negócio a um próximo nível.

Deixe sua resposta
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
shares