VTEX CMS: Saiba como opera e conheça os seus diferenciais

4 de DEZ, 2020 por Herdy susi

Neste artigo, você saberá o que é o VTEX CMS, como ele opera e os seus diferenciais na hora de implantar uma loja virtual. Confira!

imagem vtex cms
Descubra os diferenciais do VTEX CMS

O número de e-commerces espalhados pela web tem crescido consideravelmente, afinal, corresponde ao formato de compra prático, ágil e simples que os consumidores atuais tanto procuram. Lembrando que o contexto de pandemia acelerou e tirou muitos projetos do papel, de marcas que tinham o objetivo de investir em um canal de vendas on-line, mas até então estavam protelando. Além disso, foi registrada a entrada de diversos novos consumidores neste contexto, já que o comércio físico estava fechado.

Para você ter uma ideia, segundo um levantamento realizado pela PayPal Brasil – instituição de carteiras digitais – e pela BigData Corp – consultoria de pesquisas -, divulgado em 26 de agosto deste ano, o comércio eletrônico obteve um crescimento de 4,7% entre 2019 e 2020, chegando a 1,3 milhão de lojas virtuais.

Com base neste cenário, a busca por se destacar diante do mercado, que está cada vez mais competitivo, é grande e, também, bastante desafiadora. Daí a importância de oferecer uma experiência de compra única e personalizada, de acordo com o perfil do seu público-alvo. Mas, para isso, é fundamental contar com uma plataforma de e-commerce que ofereça esta versatilidade e permita customizar a sua loja em conformidade com os seus consumidores.

Sobre o VTEX CMS

A Plataforma VTEX se destaca por sua flexibilidade, mas, afinal, o que ela apresenta para garantir isso? Conheça o VTEX CMS! Um módulo presente no software, voltado para o desenvolvimento dos conteúdos da loja, páginas e interfaces. Ele é responsável pelo gerenciamento do código do site e todos os elementos relacionados a ele, até mesmo a maneira que o conteúdo será visualizado.

O termo CMS é a sigla para Content Management System, cujo significado é Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Na hora de implantar a loja na VTEX, toda a criação, estruturação e edição das pastas e arquivos que vão compor o e-commerce, são realizadas no módulo VTEX CMS. O seu maior diferencial consiste no fato de que ele é completamente editável, inclusive possibilita integração com diversos sistemas, propicia o desenvolvimento e a alteração de layout – com grande liberdade e capacidade de customização – e a instalação de apps. A seguir, você poderá conferir como o módulo opera e o que ele permite.

Como o VTEX CMS opera?

Você, possivelmente, está se questionando: Mas, afinal, como o VTEX CMS opera e o que ele possibilita fazer? Contando com os profissionais certos, devidamente especializados em desenvolvimento de e-commerces e ambientados na Plataforma VTEX, é possível criar e editar com total flexibilidade: a estrutura das pastas internas, o template, o layout, os placeholders, funcionalidades, URL e arquivos CSS, JavaScript, XML e imagens. 

A operação

No módulo, a opção “Sites and channels” permite fazer o gerenciamento da estrutura das pastas internas do e-commerce e a criação e a organização dos layouts, que são basicamente os elementos que serão visualizados pelos usuários finais. Para estruturar o código da loja, é preciso realizar a vinculação com o account name, para, assim, o sistema interpretar onde as informações serão aplicadas nos arquivos, pastas e código do e-commerce. Este processo é conhecido como Binding.

Após desenvolver o site e associá-lo a um account name, é preciso estabelecer os templates e layouts. Tenha em mente que o template é o local onde fica o código e tem a finalidade de definir como as informações ficarão visíveis, até mesmo o posicionamento dos placeholders – elementos que compõem as páginas de um site, como banner DHTML, HTML, coleção e produtos relacionados. Sendo válido evidenciar que o CMS considera a coleção como um grupo de produtos que serão exibidos numa página. Com o objetivo de que tudo dê certo, é fundamental que cada layout esteja vinculado a um único template.

O módulo também possibilita desenvolver controles customizados, além dos que são nativos na plataforma, permitindo ser utilizado em qualquer template. Os controles nativos renderizam funcionalidades interessantes, que podem ser replicados aos templates do e-commerce. Isso sem mencionar que o sistema permite criar URLs amigáveis, na opção “URL Builder”, tornando-as de fácil compreensão tanto para os usuários quanto para os motores de busca. Ademais, o VTEX CMS conta com “Files Manager”, onde são gerenciados os arquivos CSS, JavaScript, XML e imagens da loja, podendo ser modificados, adicionados e deletados a qualquer momento, da maneira desejada.

Benefícios do módulo

Liberdade, flexibilidade e versatilidade são elementos que não faltam aos lojistas que contam com a Plataforma VTEX e seu CMS. Dentre os principais benefícios do módulo, estão:

  • Flexibilidade para desenvolver funcionalidades personalizadas para os mais variados segmentos e formatos de atuação (B2C, B2B, marketplace e omnichannel);
  • Alta capacidade de customização para desenvolver e-commerces com design personalizado e totalmente coerente com o público da marca, o que tende a destacar a loja no mercado competitivo;
  • Facilidade e rapidez para aplicar elementos, como banners, imagens e links;
  • Simplicidade para adequar o e-commerce aos mais variados formatos de tela, isto é, tornar o layout responsivo;
  • Possibilidade de fazer teste A/B com grande praticidade – por ser uma opção nativa no módulo -, permitindo descobrir qual layout traz mais usabilidade e gera mais conversões;
  • Liberdade para desenvolver e otimizar códigos etc.

Conte com uma agência VTEX Partner e crie a sua loja no VTEX CMS

Percebeu as vantagens de ter uma loja na Plataforma VTEX e poder contar com o módulo CMS? Então, tenha a agência parceira certa ao seu lado para viabilizar o seu projeto. A M3 é VTEX Partner e especialista em implantação, migração e evolução de e-commerces na plataforma. Nosso foco está em desenvolver projetos que ofereçam uma experiência de compra superior e alcancem resultados surpreendentes.

Para conhecer outros diferenciais da VTEX, leia, também, o artigo “Conheça a VTEX de ponta a ponta: História, diferenciais e muito mais”. E para esclarecer algumas dúvidas ou tirar o seu projeto do papel, entre em contato conosco! Juntos, podemos conduzir o seu e-commerce a um próximo nível.

Deixe sua resposta
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
shares